O Álcool Realmente Atrapalha A Ganhar Massa Muscular ?
O álcool está associado a momentos de alegria, socialização, reunião entre amigos e familiares, mas, o contrário também infelizmente ocorre, e muito por sinal, ou seja, mortes, violência, brigas, acidentes e etc…
Não é novidade para você também saber que o consumo excessivo causa uma série de malefícios para nossa saúde, não é mesmo?
Porém, e para aquelas pessoas que praticam musculação e tomam uma “cervejinha” moderadamente aos fins de semana com os amigos? Será que o álcool atrapalhará nos ganhos de massa muscular?
Bem, pesquisadores italianos apontam que a ingestão de álcool interfere na via do eixo mTOR (um importante sinalizador da hipertrofia em resposta à sobrecarga), diminui os níveis de testosterona e ainda aumenta os níveis de cortisol que é um hormônio catabólico e antagônico a testosterona…
Então só aí você já tem a resposta para a pergunta do título deste artigo, ou seja, sim, o álcool atrapalha os ganhos de massa muscular de uma forma direta.
Agora, veja outros efeitos negativos que o álcool trará e que atrapalharão de uma forma indireta melhores resultados em hipertrofia muscular para você:
Desidratação
O álcool desidrata, e não sei se você sabe, mas, os nossos músculos são compostos em mais de 70% de água. Além disso, dependendo da quantidade de álcool ingerida, a desidratação poderá aumentar a acidez sanguínea, a perda de força, a redução do VO2 máximo, indisposição, dores de cabeça, entre outros problemas. Será que você terá disposição para treinar depois de vivenciar esses efeitos?
Afeta A Qualidade Do Sono
Como você já sabe, o descanso, a recuperação é de essencial importância para os seus resultados em ganhar massa muscular, pois, é justamente neste momento que o nosso organismo inicia o processo de reparação tecidual das fibras musculares que foram micro lesionadas durante o treinamento e também faz o mecanismo de super compensação, que é colocar sempre um pouco mais naquelas regiões trabalhadas, fazendo com que a hipertrofia muscular ocorra.
Porém, o álcool prejudica a qualidade de sono, de descanso e recuperação, e só para você ter uma idéia, 1 hora de sono aumenta os níveis de testosterona em 12%, e como já sabe, a testosterona é um poderoso hormônio anabólico…
Redução Dos Níveis De Testosterona
Os níveis de testosterona podem permanecerem reduzidos até 24 horas após a ingestão de bebidas alcoólicas e para piorar, aumentam os níveis de cortisol que é um hormônio catabólico antagônico a testosterona…
Então imagine, estar reduzindo a testosterona e aumentando o cortisol ao mesmo tempo pelo consumo de álcool… “Que maravilha” ein…
Mas, Não Abro Mão De Beber Moderadamente! O Que Posso Fazer Para Reduzir Esses Efeitos?
O ideal seria que as pessoas não usassem mais álcool, porém, como sei que isso seria impossível de acontecer, pelo menos seria importante beber pouco, com moderação para evitar os efeitos negativos do álcool nos seus resultados em ganhar massa muscular. Segue algumas sugestões:
1 – Beba bastante água enquanto estiver comendo, pois, desta forma você reduz os danos da desidratação;
2 – Faça uma boa refeição antes de beber, desta forma você minimiza os efeitos negativos do álcool, mantém-se alimentado e também pelo fato de estar de estômago “forrado” você não vai conseguir ingerir muita quantidade de álcool.
3 – Faça o consumo de preferência nos dias em que não treinou, pois, certamente terá sua recuperação prejudicada. Por exemplo, se o seu último dia de treino foi na sexta-feira, então, procure beber no sábado, pois, pelo menos já passou-se um dia do último treinamento que fez e já conseguiu usufruir um pouco de uma boa recuperação muscular. É claro que dependendo da intensidade do seu treinamento, seus músculos precisarão de mais alguns dias para se recuperarem completamente, mas, pelo menos alguma coisa você já fez para minimizar os prejuízos da recuperação.
Enfim, fique ciente de que o consumo de álcool irá atrapalhar sim seus resultados em ganhar massa muscular e tente minimizar os prejuízos adotando essas estratégias que eu mencionei ao longo do artigo, se não deseja abrir mão daquela “cervejinha” aos fins de semana com seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário