Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.

Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.
Orientações pós cirurgias bariátricas, diminuição de estômago e redução do peso em geral.

quarta-feira, 20 de maio de 2015




Porque você deve ficar longe do açúcar refinado


açucar refinado
Quando lançamos o desafio “30 dias sem açúcar”, muitas pessoas questionaram o texto por pensar que isto pode ser perigoso, já que você estaria restringindo sua dieta de um “alimento” extremamente comum. Com isto em mente, resolvemos prolongar esta discussão e mostrar com fatos o porquê do açúcar merecer esta má fama.

O problema do açúcar

Frequentemente ouvimos, inclusive vindo da boca de “experts”, que não devemos eliminar nenhum tipo de alimento da nossa dieta (incluindo o açúcar) e procurar manter sempre o equilíbrio. O problema é que o açúcar não é um alimento, é uma substância que além do seu sabor agradável, não possui outros benefícios. Alias, o açúcar não possui mais nada. Não tem proteínas, gorduras, vitaminas, minerais ou enzimas.
O açúcar é apenas um amontoado de calorias vazias que são rapidamente absorvidas pelo nosso corpo e que ainda suga outros nutrientes para auxiliar na sua digestão.

E o açúcar encontrado nas frutas ?

                   
A frutose é uma fonte natural de açúcar que ao ser ingerida através das frutas, é digerida em conjunto de fibras, vitaminas e minerais que facilitam sua digestão. Por isso é muito mais benéfico comer a fruta, em vez de tomar apenas o suco.

E a Dextrose que ingerimos após o treino ?

A dextrose é um açúcar simples muito semelhante ao açúcar refinado. Contudo, quando usada no pós-treino ou após qualquer atividade física intensa, boa parte é usada para recuperar o glicogênio perdido durante o treino/atividade (1). Diminuindo seu impacto no corpo e auxiliando a recuperação.
tomando shake
Ao contrário da dextrose, que possui um propósito único, o açúcar refinado não é ingerido neste momento e além de ser usado várias outras vezes ao dia, é usado quando as reservas de glicogênio já estão “transbordando”, transformando o excedente em gordura. Podendo ser armazenada no corpo ou no próprio fígado, que em casos extremos pode gerar problemas como esteatose hepática (2,3,4).

Existe “dosagem” segura para o açúcar ?

Não existe dosagem segura para usar o açúcar refinado, independente de como o seu corpo reaja a ingestão do açúcar, a sua saúde sempre seria melhor sem a ingestão do mesmo. Seja a curto ou a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário