Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.

Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.
Orientações pós cirurgias bariátricas, diminuição de estômago e redução do peso em geral.

terça-feira, 21 de abril de 2015


    Controlando o apetite: dicas e truques para não enlouquecer na dieta


Um dos principais motivos para as pessoas falharem ao tentar queimar gordura é negligenciar a dieta, e isto acontece principalmente porque estes indivíduos não conseguem controlar o apetite de maneira suficiente para que um déficit calórico seja gerado. Em outras palavras, estas pessoas nunca conseguem chegar ao seu objetivo porque simplesmente não conseguem fechar a boca.
Em primeiro lugar, sentir fome durante uma dieta para queima de gordura é normal, não há como fugir disso. Sempre ocorrerá uma certa resistência para que o corpo se mantenha em homeostase (continue do jeito que está). Porém, com a abordagem correta é possível driblar (dentro do possível) este problema e aumentar muito as suas chances de se manter firme na dieta, consequentemente otimizando seus resultados.
Com isto dito, veja os melhores truques e dicas para controlar o apetite e manter a sanidade durante uma dieta para queima de gordura.

1 – Proteína em todas as refeições

Refeições ricas em proteína matam mais a fome do que refeições contendo apenas carboidratos e/ou gorduras (1,2). Portanto, tenha certeza de estar distribuindo a ingestão proteica diária em todas as refeições do dia evitando “lanches” esporádicos contendo apenas carboidratos e/ou gorduras.

2 – Consuma mais fibras

Alimentos ricos em fibras costumam também ser volumosos e ocupar mais espaço no estômago ao serem ingeridos (ex: brócolis), consequentemente fazendo você ficar satisfeito com menos comida. Fibras também diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico, ou seja, quanto mais tempo a comida demora para sair do estômago, mais tempo você fica sem sentir fome.

3 – Não fuja das gorduras

As gorduras, mesmo as saturadas, também tem o seu papel em uma dieta para queima de gordura. Além de aprimorar a saúde e o funcionamento do metabolismo em geral, o consumo de lipídios também desacelera o esvaziamento gástrico, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo. Com isto dito, é aceitável que a dieta tenha entre 20 a 30% das calorias vindo de gorduras.

4 – Seja mais flexível

Para alguns, adotar uma dieta restrita da noite para o dia é uma ótima maneira para jogar tudo para o alto e literalmente acabar em pizza. Desde que o déficit calórico seja mantido e para favorecer a aderência da dieta, é aceitável que alguns dos alimentos consumidos não sejam 100% “limpos”.

5 – Feche a boca ou continue com a gordura

Todas estas dicas podem auxiliar no controle do apetite durante uma dieta, mas é necessário uma dose de realidade… Quando criamos um déficit calórico para queimar gordura, independente do que você faça, sentir fome e vontade de desistir, mesmo que pouco, é normal e você terá que aprender a lidar com isso se deseja alcançar seus objetivos. Portanto, quanto mais cedo você eliminar a ideia de que perder gordura deve ser agradável, mais cedo você estará na estrada correta para queimar mais gordura.
Referências
  1. Astrup A. The satiating power of protein–a key to obesity prevention? Am J Clin Nutr.2005;82:1–2.
  2. Rolls BJ, Hetherington M, Burley VJ. The specificity of satiety: the influence of foods of different macronutrient content on the development of satiety. Physiol Behav.1988;43:145–53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário