Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.

Pós Graduado, Obesidade e Emagrecimento.
Orientações pós cirurgias bariátricas, diminuição de estômago e redução do peso em geral.

sexta-feira, 6 de março de 2015


Ganhar Massa Muscular e Perder Gordura ao Mesmo Tempo é Possível?



                                               



Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é o desejo de praticamente qualquer pessoa que pensa em entrar em uma academia e treinar musculação. Mas será que isso é possível?
A resposta é: pode até ser, porém além de ser muito difícil de fazer sem o uso de anabolizantes, não é nada produtivo.
Vamos pensar logicamente:
Quando queremos ganhar massa muscular precisamos aumentar a quantidade de calorias da nossa alimentação. Por outro lado, quando pensamos em perder gordura, a tendência é reduzir o consumo calórico.
O mesmo acontece nos exercícios. Quando queremos perder gordura, aumentamos a quantidade de exercícios aeróbicos. Quando queremos ganhar massa muscular, tendemos a diminuir a quantidade de aeróbicos.
Quando alguém me pergunta se é possível ganhar massa muscular e queimar gordura ao mesmo tempo, eu costumo fazer uma comparação:
Tentar fazer isso é o mesmo que juntar dinheiro para comprar um carro, e todo o fim de semana pegar 80% do que você juntou e sair para a balada. Um dia você vai comprar o carro, mas você o teria em muito menos tempo se focasse em sua economia.
Então posso dizer que até é possível ganhar massa muscular e queimar gordura ao mesmo tempo, mas os resultados serão medíocres, principalmente se você preza pela sua saúde e não está disposto a tomar nada que possa te prejudicar em médio a longo prazo em troca de resultados imediatos.

JÁ QUE NÃO DEVO TENTAR GANHAR MASSA MUSCULAR E PERDER GORDURA AO MESMO TEMPO, O QUE FAZER?

Se o seu objetivo na academia é ganhar massa muscular e perder a gordura que possui atualmente, você deve estar se perguntando como deve proceder, não é mesmo?
O ideal é escolher um dos dois objetivos primeiro e focar-se nele. Pergunte a si mesmo: eu me sentiria melhor perdendo gordura ou ganhando massa muscular nesse momento? Se você possui alto índice de gordura, pode ser que a primeira opção seja a ideal. Porém, se você tem aquela barriguinha que dá para disfarçar, talvez ganhar massa muscular primeiro seja o melhor para você. Só você pode decidir!
Depois, foque-se no seu objetivo. Trabalhar com foco produz resultados surpreendentes. Os raios do sol são um belo exemplo: coloque uma folha de papel no sol, e o máximo que pode acontecer é ela esquentar um pouco. Porém, coloque uma lupa entre o sol e a folha e ela pega fogo. O foco é essencial.
Depois que você decidir no que pretende trabalhar primeiro, procure ajustar o seu treino e a sua alimentação de acordo com o seu objetivo.
Se o primeiro passo for queimar gordura, você provavelmente terá que consumir menos calorias e carboidratos e fazer mais cardio. Se precisa de uma orientação mais focada no assunto e depois você pensa em ganhar massa muscular.
Se o seu primeiro passo for ganhar massa muscular, provavelmente você terá que adotar uma dieta hipercalórica, treinar pesado, reduzir a quantidade de cardio, entre outras coisas.
Se quer uma sugestão, eu sempre prefiro ganhar massa muscular primeiro e queimar gordura depois. Faço isso por que os músculos consomem calorias. Sendo assim, se você ganhar massa muscular primeiro, depois será mais fácil queimar gordura.
Lembre-se que nem os fisiculturistas profissionais tentam ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. Eles sempre estão focados em uma das duas fases (ou no bulking ou no cutting), e isso faz toda a diferença.
Prefira sempre obter resultados sólidos a fazer tentativas em vão para ter resultados rápidos, pois geralmente os ganhos serão medíocres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário